|
Nota aos ColaboradoresDevelopment in Practice é um periódico multi-disciplinar de análises e pesquisas sobre as dimensões sociais do desenvolvimento e humanitarismo. Ele serve como um fórum para debate e troca de idéias entre praticantes da área de desenvolvimento, tomadores de decisão e acadêmicos do mundo inteiro. O periódico busca desafiar os pressupostos de hoje, estimular novas maneiras de pensar e influenciar futuros métodos de trabalho. Os artigos da revista refletem uma ampla base institucional e cultural e uma grande variedade de experiências profissionais.
Development in Practice é um periódico com corpo editorial e pareceristas. Todos os artigos devem ser claramente relevantes para as questões de política e prática e devem ser escritos seguindo um estilo acessível. Os autores devem dar atenção especial à importância das relações de gênero para sua área de conhecimento. A revista não publica literatura, revisões ou artigos baseados em fontes secundárias.
O Editor estimula ativamente as contribuições vindas de praticantes e autores do hemisfério sul. A submissão dos artigos pode ser em inglês, francês, português ou espanhol. As Notas aos Colaboradores nestes idiomas poderão ser acessadas através de nossa página na internet.
O número máximo de palavras (incluindo notas e referências) é:
Artigos: 6500 | Feedback: 1500 |
Notas Práticas: 2500 | Relatórios de Conferência: 1500 |
Relatos de Pesquisa: 2000 | Resenhas: 800 |
Ponto de vista: 2500 |
Considera-se que o texto que está sendo submetido representa um trabalho original e ainda não publicado, que não está sendo considerado para publicação em nenhum outro lugar. Nosso objetivo é publicar os textos 4-5 números após o aceite da versão final. Os manuscritos recusados não serão enviados de volta. Os autores individuais ou autores que apresentam o primeiro nome na lista receberão 50 cópias do seu artigo e uma cópia da edição na qual o seu artigo foi publicado.
Direitos autorais
Uma das condições para se publicar no Development in Practice é que os autores transfiram os direitos autorais de seus artigos, incluindo resumos, para a Editora (Oxfam Grã-Bretanha). Isto nos permite garantir a proteção integral dos direitos autorais e divulgar o artigo e a revista ao maior número possível de leitores em versões impressas e eletrônicas. Logicamente os autores poderão utilizar seu artigo em qualquer lugar após a publicação, sem ter de pedir permissão prévia à editora, contanto que o periódico Development in Practice seja reconhecido como a fonte original da publicação e que a Oxfam Grã-Bretanha seja notificada para que os arquivos mostrem que seu uso esteja adequadamente autorizado. Pedidos para tradução de qualquer item que apareça em Development in Practice devem ser encaminhados ao Editor. Permissão para citar ou reproduzir material de direitos autorais deve ser obtida pelo(s) autor(es) antes da submissão.Apresentação
Observe por favor nossos requisitos para apresentação do texto, pois caso eles sejam ignorados haverá atraso na publicação de seu trabalho. Se você tem dúvidas sobre qualquer aspecto de nosso estilo, por favor consulte uma edição recente de nosso periódico. Um exemplar gratuito poderá ser obtido na nossa página da internet.1 Submeta uma cópia em papel e em disquete (garantindo que os textos sejam idênticos), o por e-mail, indicando qual editor de textos você utilizou e mencionando o número total de palavras.
2 Em uma folha em separado, escreva o nome, filiação institucional e detalhes biográficos importantes (máximo de 50 palavras) do(s) autor(es) e forneça todas as informações para contato (endereço postal, fax, e-mail).
3 Observe se o título principal reflete claramente o conteúdo do artigo; o número de palavras do título inteiro não deve ultrapassar a 12. Forneça um resumo de 100 palavras sintetizando os principais pontos do artigo.
4 Use negrito para os títulos dos itens principais e itálico para os sub-itens; use letras maiúsculas para o título e itens. Use itálico para enfatizar.
5 Envie um arquivo apenas com o texto, sem utilizar recursos de layout que não sejam os apresentadas no item 4 acima: não utilize sinais embutidos (isto é, justificação de página, numeração de páginas, sistemas complicados de indentação, notas de rodapé/notas finais, quadros de textos, cabeçalhos ou rodapés). Indique as notas com um número em parênteses, dentro do texto (7) ou após a sentença. (7) Agrupe estas notas no final do texto. Não utilize os recursos automáticos de nota de rodapé/notas finais e não insira Tabelas e Figuras no corpo principal da versão eletrônica do texto.
6 Utilize o estilo de referência de Harvard para as citações dentro do texto, ex.: (Smith 1999:26-28) e providencie uma lista alfabética de referências no final do texto, tomando cuidado para garantir que as datas, ortografia e títulos estejam consistentes e que todas as informações estejam completas. Restrinja as referências para o máximo de 15 trabalhos relevantes e recentes, observando o seguinte estilo:
relatórios não publicados: Smith, Sue (1999) Shaping Oxfams Education Strategy, unpublished report, Oxford: Oxfam GB.
textos de conferência: Verschure, Han (2000) Localising Agenda 21: Experiences from Projects in Vietnam, Kenya, and Morocco, paper presented at ESF/N-AERUS conference Cities of the South: Sustainable for Whom?, Geneva 3-6 May.
livros: Porter, Fenella, Ines Smyth, and Caroline Sweetman (eds.) (1999) Gender Works: Oxfam Experience in Policy and Practice, Oxford: Oxfam.
capítulo de um livro: Iddi, Alice (1999) Mind the gap: How what we do differs from what we say, in Porter et al. (eds.) 1999.
artigo em um periódico publicado: Tyndale, Wendy (2000) Faith and economics in development: a bridge across the chasm?, Development in Practice 10(1):9-18.
referência de uma página na internet: Castells, Manuel (1998) Essential Matter: Informational Capitalism and Social Exclusion available at http://www.unrisd.org/ (accessed 2 June 2000).
7 Defina os acrônimos, abreviações e todos os termos técnicos e especializados. Coloque as palavras e frases estrangeiras em itálico e ofereça uma tradução em parênteses; marque quaisquer sinais diacríticos (acentos, trema, til, etc.) na cópia em papel. Utilize o sistema métrico (ou apresente sua equivalência) e forneça o valor equivalente em dólar americano de outras moedas.
8 Inclua Tabelas e Figuras apenas se elas forem essenciais para o argumento. Apresente-as em páginas separadas na versão em papel, de preferência pronta para impressão (camera-ready) e em arquivos eletrônicos separados. Em ambos os casos identifique-os com o sobrenome do autor, ex.: Smith-Tabela1, Smith-Figura1. A versão eletrônica deve estar em Word ou RTF e não em um programa de arte gráfica. Marque a posição aproximada na versão em papel.
Envio dos trabalhos para: The Editor, Development in Practice, c/o Oxfam GB, Oxfam House, John Smith Drive, Oxford OX4 2JY, UK.
E-mail: