Desenvolvimento e Cidades
Editado por David Westendorff e Deborah Eade
No começo do século 21, quase a metade da população do mundo é urbana, e esta população está crescendo rapidamente. Este crescimento está vastamente concentrado no Sul.
Como concentrações de poder político e econômico, as cidades têm o potencial de criar oportunidades para muitos. Entretanto há um número crescente das pessoas mais pobres do mundo morando em cidades, em moradias em baixas condições em lugares perigosos, carecendo até de serviços básicos. Em muitos países, restrições orçamentarias, processos de ajuste estrutural, crescentes desigualdades económicas, e a falta de participação popular nos governos está piorando a posição dos moradores pobres das cidades.
Tipicamente, abordagens sobre desenvolvimento urbano sustentável têm tido um enfoque limitado no meio ambiente, não beneficiando à maioria. Igualmente, os benefícios das estratégias de investimentos urbanos, têm estado concentrados nas mãos de uma minoria. Enquanto processos de descentralização apontam a promover um governo urbano responsável e efetivo, a descentralização na ausência de marcos de trabalho de organização efetiva e financeira tem um impacto negativo na vida das pessoas pobres.
Development and Cities (Desenvolvimento e cidades) investiga a viabilidade política, social, econômica, e ambiental de abordagens novas e alternativas ao desenvolvimento urbano no Sul. Usando evidências em cidades ao redor do mundo, os participantes consideram até que ponto estas abordagens têm o potencial de aumentar o acesso a foros de toma de decisões, a serviços adequados, e a saúde e prosperidade para todos.
"Uma variada e estimulante coletânea de documentos que discute os debates chave para a sociedade civil e as autoridades urbanas a respeito de conseguir um desenvolvimento sustentável em cidades, e que revê criticamente o papel das agências internacionais. "
David Satterthwait, Diretor, Programa de Estabelecimentos
Humanos, IIED