![]() Home | Search |
EDIÇÃO ESPECIAL SOBRE DESENVOLVIMENTO & O SETOR PRIVADOEditora Chefe: Deborah Eade, Oxfam GB
Editor Convidado: John Sayer
As corporações empresariais estão tendo um impacto crescente na vida das pessoas dos países em desenvolvimento. O poder e influência dessas corporações estão crescendo em relação aos dos governos, na medida em que os sistemas econômicos tornam-se globalizados.Além de determinar a forma da economia internacional, as corporações estão se tornando cada vez mais envolvidas na oferta de serviços vitais aos meios de subsistência das pessoas pobres. Serviços como saúde, educação, abastecimento de água e saneamento, anteriormente considerados como de responsabilidade dos governos, estão sendo privatizados ou operados através de parcerias públicas e privadas. As organizações da sociedade civil, incluindo ONGs, também dependem do setor privado para obter uma grande proporção de sua renda.
Na medida em que o poder das corporações cresce, a pressão sobre as companhias para que demonstrem mais responsabilidade e accountability social e ambiental tem crescido, seja por parte das pessoas envolvidas, consumidores ou ativistas anti-capitalistas. Essas condições variáveis têm promovido uma série de iniciativas envolvendo cidadania, responsabilidade e accountability corporativa, muitas com implicações para o desenvolvimento. O debate prossegue sobre se essas iniciativas devem permanecer voluntárias ou fazer parte de uma regulação internacional mais rigorosa dos negócios empresariais.
As corporações podem claramente contribuir para o crescimento dos países em desenvolvimento. Ao mesmo tempo, suas práticas podem ter um impacto nos meios de subsistência das pessoas em termos de preços locais, acesso a bens produtivos, atividades empresariais e empregos locais, meio ambiente e direitos humanos.
Essa edição do Development in Practice busca examinar um conjunto de questões relacionadas ao impacto do setor privado no desenvolvimento, sejam elas suas práticas centrais de negócios, seus esforços de responsabilidade empresarial ou seus programas filantrópicos e comunitários. Os artigos analisarão o que pode ser feito para se confrontar o impacto negativo da atividade empresarial e quais funções positivas as companhias podem exercer para contribuir para um desenvolvimento eqüitativo.
Essa edição especial será publicada em junho de 2005 e formará posteriormente a base de um título na série do Development in Practice Readers.
PROCEDIMENTOS PARA SUBMISSÃORESUMOS até: 10 de setembro de 2003
MANUSCRITOS SELECIONADOS até: 28 de fevereiro de 2004
REVISÕES FINAIS até: 31 de julho de 2004LANÇAMENTO DO PERIÓDICO: Junho de 2005
VERSÃO EM LIVRO: Novembro de 2005Os autores devem inicialmente submeter um resumo (100-300 palavras) de sua submissão proposta, declarando se ele visa ser um artigo completo (6500 palavras) ou um texto mais breve (1500-3000 palavras). O resumo deve incluir (a) o título do artigo, (b) os nomes, afiliações e dados completos para contato do(s) autor(es) e (c) um sumário do conteúdo do artigo. Os resumos devem preferencialmente ser enviados em anexo por e-mail ao endereço <> com o título ‘Development and the Private Sector’ na linha de assunto da mensagem.
Os artigos e manuscritos selecionados serão aceitos em qualquer um de nossos quatro idiomas de trabalho (inglês, francês, português e espanhol). A submissão de um resumo presume que ele descreve um trabalho original e não publicado e que o autor está comprometido a publicá-lo no Development in Practice caso ela/e seja convidada/o a submeter um manuscrito. O Development in Practice é um periódico revisado por profisionais da área e, portanto, os autores devem estar cientes de que tal convite não é uma garantia de aceite. Os manuscritos revisados finais devem obrigatoriamente seguir os requisitos de apresentação estabelecidos em nossas Notas para Colaboradores. Essas notas encontram-se disponíveis em quatro idiomas e podem ser obtidas por download através do endereço developmentinpractice.org . Alternativamente, pode-se solicitar uma cópia impressa através do endereço eletrônico ou do endereço postal para: The Editor, Development in Practice, c/o Oxfam GB, 274 Banbury Road, Oxford OX2 7DZ, United Kingdom.